“O ano começa depois do carnaval!”, esse dito popular faz muito sentido não apenas no calendário executivo, quando o assunto é saúde ele também se encaixa muito bem. Isso porque até o próprio organismo precisa de uma “limpeza” para iniciar o novo ciclo. E isso só ocorre depois do Carnaval, quando paramos para avaliar os excessos cometidos no final de ano e durante o feriado, e traçamos um plano para desintoxicar o corpo para retomar a rotina de trabalho e estudos.
Para a maioria das pessoas o processo de desintoxicação é necessário, pois se sentem sem forças para retornar à rotina. Mas, atenção, especialistas alertam que é preciso ter cautela na hora de escolher a dieta que vem logo após esse excesso. Corra das fórmulas mágicas e do imediatismo que levam milhares de pessoas a colocar a saúde em perigo. A principal recomendação dos nutricionistas para uma desintoxicação que irá garantir sua saúde, é buscar uma alimentação e hábitos mais saudáveis.
Confira abaixo algumas dicas para você fazer aquela “faxina” no seu organismo depois das festas, voltar às suas atividades diárias e correr atrás de seus objetivos com muita energia:
- Consumir mais vegetais da classe das oleaginosas
Ou seja, castanhas, avelã e nozes. Esses vegetais possuem vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês.
- Consumir vegetais têm ação anti-inflamatória e antioxidante
São eles: agrião, brócolis, couve-chinesa, couve de folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula.
- Comer frutas aquosas
Melancia, melão, abacaxi e laranja. Como essas frutas têm muita água, elas aumentam a produção de urina e melhoram o funcionamento dos rins.
- Evitar bebidas alcoólicas durante o período de desintoxicação
Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar. Se a ideia é “limpar” o organismo, o álcool vai ter que ficar de lado. Isso porque ele atrapalha o processo de eliminação do “lixo” a ser eliminado, inibindo a produção do hormônio antidiurético. As idas frequentes ao banheiro farão com que ocorra a total eliminação da água do organismo, restando apenas o etanol, que desidrata o corpo. Sem água, os rins não conseguem trabalhar e a purificação do organismo fica prejudicada.
- Consumir bastante água para hidratar o organismo
Mais do que hidratar, beber água irá estimular a circulação sanguínea, o que ajuda a purificar o sangue, além de fazer os rins trabalharem, auxiliando na filtragem do que foi ingerido. Além disso, beber água contribui para a formação do bolo alimentar, o que melhora o funcionamento intestinal e regula a excreção.
- Deixe os doces de lado
Consumir alimentos que contém muito açúcar, como os doces, impede a insulina de fazer seu trabalho, o que acaba permitindo que altas doses de glicose vá para o sangue, o que é nocivo ao organismo e está diretamente ligado a diabetes e doenças cardiovasculares graves.
- Evite comidas muito salgadas
O consumo de alimentos com muito sal pode levar à retenção de líquidos e desidratação, pois ele é rico em cloreto de sódio, componente com alta propriedade osmótica, que acaba atraindo moléculas de água para si.
- Coloque alimentos orgânicos no seu prato
Se puder, dê preferência aos alimentos orgânicos que são livres de agrotóxicos. Os agrotóxicos são ricos em organoclorados, um solvente composto de carbono que tem a propriedade de diminuir a produção do TSH (hormônio estimulante da tireoide), resultando em um metabolismo mais lento e, assim, prejudicando a desintoxicação do organismo.