Em dias muito quentes é preciso manter a hidratação do organismo consumindo muito líquido. Procure beber ao menos 2 litros de água diariamente e evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, que desidratam o organismo, aumentando a sede e favorecendo a desidratação.
Além de procurar meios para se refrescar, no verão é importante alimentar-se bem e com alimentos leves. Evite aqueles alimentos gordurosos e açucarados. Especialistas recomendam alimentos que sejam ricos em água. Segundo eles, esses alimentos têm poucas calorias e, também, ajudam a desintoxicar o organismo.
Conheça alguns deles e insira já em seu dia a dia:
- Frutas: melão, melancia, abacaxi, maçã, goiaba, banana, morango.
- Verduras: rabanete, tomate, nabo, couve-flor, cenoura.
- Carnes: Peixes e frutos do mar.
Confira abaixo outras bebidas e alimentos que você pode experimentar com tranquilidade no verão:
Água de coco: o líquido in natura é rico em água e minerais, auxiliando na hidratação, além de carregar fibras e gorduras que garantem a saciedade por mais tempo. Não é recomendado o consumo da bebida em caixinha, pois contém frutose. Consuma apenas quando não tiver a opção in natura.
Águas aromatizadas ou saborizadas: dê preferência àquelas que têm hortelã, gengibre e canela.
Chá gelado: prefira sempre os chás mais naturais, sem açúcar, à base de ervas, especiarias e flores como hibisco, camomila, gengibre. Essa bebida preserva antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias.
Picolé ou sorvete de massa: não tem como fugir deles no verão, então, a dica é escolher a opção mais saudável para refrescar-se, o picolé, que em geral é preparado com suco da fruta e açúcar. Os sorvetes de massa carregam muito açúcar e, também, muita gordura trans, prejudiciais à saúde.
Raspadinha ou geladinho: se você sabe a procedência da água com a qual a raspadinha foi feita, arrisque-se para se refrescar com essa guloseima. A melhor versão da raspadinha é aquela feita com polpa de alguma fruta. Um sabor recomendado por nutricionistas é a mistura de água de coco com suco de uva. Outra opção saudável também é fazer a raspadinha com suco de uva ou maça concentrados. A principal recomendação com esse alimento é evitar as versões feitas com xarope e leite condensado, pois são muito calóricas.