A Síndrome da Bexiga Hiperativa (SBH) – também conhecida como “Bexiga Nervosa” – é a presença de sintomas de urgência miccional com ou sem perdas urinárias associadas, vontade frequente de urinar, dor ao urinar em paciente sem doenças neurológicas, do aparelho urinário e genital. Esse quadro atinge homens e mulheres em todo o mundo e muitas vezes, por vergonha ou desconhecimento, as pessoas não buscam ajuda.
A SBH afeta a qualidade de vida das pessoas. Por isso, é importante buscar ajuda médica para diagnóstico e tratamento o quanto antes para viver plenamente.
“As complicações da Síndrome da Bexiga Hiperativa, em ambos os sexos, estão principalmente relacionadas à diminuição da qualidade de vida que os sintomas proporcionam. Quadros mais crônicos podem apresentar infecção urinária como agravamento”, explica Dr. Dilermando Pereira de Almeida Neto, urologista do Hospital das Nações.
Prevenindo e tratando a SBH
Segundo o urologista, a Síndrome da Bexiga Hiperativa está muito relacionada com o avançar da idade, menopausa e, principalmente, à fatores emocionais que devem ser explorados pelo médico referente. “Ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos, ter horas de lazer e estar de bem com a vida pode ajudar a evitar a SBH”, orienta.
Juntamente com o tratamento medicamentoso recomendado pelo urologista, alguns especialistas recomendam a prática exercícios musculares do assoalho pélvico que podem estimular o nervo e contribuir para reduzir ou eliminar os sintomas.
Bexiga hiperativa X Incontinência urinária
De acordo com Dr. Dilermando, a incontinência urinária precedida por uma vontade imperiosa de urinar pode ser um dos sintomas referidos na Síndrome da Bexiga Hiperativa. “Contudo, a incontinência urinária aos esforços (tosse, espirro, entre outros) não faz parte desta síndrome e deve ser investigada e tratada apropriadamente”, ressalta.