A cirurgia bariátrica e metabólica há vários anos já é bem difundida por alcançar ótimos resultados no tratamento da obesidade grave, o que algumas pessoas ainda desconhecem é que ela também é uma possibilidade para o tratamento do diabetes para pacientes com IMC≥30.
O diabetes mellitus, ou simplesmente diabetes, é uma doença metabólica que está na lista das cinco doenças de maior índice de morte no mundo. Há diversas formas da doença: tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2) e diabetes gestacional. O tipo 2 apresenta uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos.
Geralmente o tratamento é baseado em dieta e exercício físico. Necessitando, algumas vezes, de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina.
Nos casos dos pacientes com obesidade boa parte do tratamento está na perda de peso. Mas já há alguns anos, observou-se que os pacientes obesos – também eram diabéticos – quando submetidos a cirurgia bariátrica, tinham uma significativa redução nos índices de glicemia, mesmo antes do emagrecimento acontecer. Com isso a cirurgia bariátrica também passou a ser estudada como tratamento do Diabetes tipo 2.
“A Cirurgia Bariátrica, tipo Bypass gastrojejunal, realiza um desvio intestinal que restabelece a secreção de peptídeos intestinais, fundamentais para auxiliar a secreção de insulina pelo pâncreas e em obesos diabéticos do tipo 2 operados há uma evidente melhora do controle glicêmico, já alguns dias após a cirurgia, mesmo sem ter havido importante perda de peso. Já no pós-operatório, muitos apresentam a diminuição e, não raramente, a normalização da glicose, sem o uso de medicação”, explica Paulo Afonso Nassif, cirurgião do aparelho digestivo que coordena uma equipe multiprofissional de estudo e tratamento da obesidade.