Com o isolamento social imposto pela crescente contaminação causada pelo coronavírus, as rotinas têm passado por impactos, principalmente no quesito alimentação. Ter uma alimentação saudável em momento de restrição é desafiador. Seja pela falta de tempo ou pela falta de compreensão de quais alimentos são bons e importantes para a saúde.
Um dos exemplos é o das pessoas que passaram a fazer home office. No caso delas, cozinhar pode se tornar uma atividade complexa, principalmente, para quem precisa conciliar com outros compromissos, como cuidar de filhos ou familiares. Assim, muitos acabam optando por pedir comida via serviço delivery. Nesta situação, é preciso ter cuidado para não ficar nos alimentos fast food e buscar sempre opções de marmitas que tragam um menu mais colorido e saudável.
Ter atenção à alimentação é algo importante para manter a saúde do organismo. Comer mal e dormir mal são ações que podem reduzir a imunidade, deixando o corpo mais susceptível a contaminações. De acordo com especialistas, a nutrição vai além dos alimentos que consumimos. Ela também se relaciona com a maneira como lidamos com os nossos sentimentos. Por isso separamos algumas dicas de especialistas, que ajudarão a manter uma alimentação saudável, neste momento de isolamento que estamos vivenciando. Porém, é essencial ter um planejamento diário de atividades para diminuir momentos de gatilho, tentando assim evitar descontar nos alimentos.
- Reserve 30 minutos do dia para praticar algum tipo de atividade como: alongamento, yoga; oração, meditação, leitura;
- Ao chegar do mercado, higienize os produtos, passando álcool em gel;
- Hortaliças podem ser limpas em uma solução de água com vinagre antes de guardar e na hora de consumir;
- Consuma alimentos de alta densidade nutricional, principalmente aqueles que são ricos em vitaminas e minerais, como frutas, verduras e legumes;
- Sucos verdes são uma ótima escolha (couve com limão ou laranja, por exemplo);
- Evite o consumo excessivo de alimentos industrializados;
- Não existe recomendação de consumo de bebida alcoólica, pois ela é prejudicial para a saúde. Porém, pode fazer parte do momento de lazer, desde que seja com moderação;
- Especialistas indicam que este não é o momento para seguir uma dieta restritiva, uma vez que o corpo precisa de energia para o pleno funcionamento. A observação, entretanto, é não exagerar.
Fome X Ansiedade
Neste contexto de alimentação durante a pandemia da covid-19, é preciso ficar atento também à diferenciação entre fome e ansiedade. Existem dois tipos de fome, a fisiológica que surge quando o organismo tem de suprir as necessidades energéticas e nutricionais, e a fome psicológica, expressada pela vontade de comer em função do estado emocional.
Fique atento, pois a ansiedade pelo momento atual pode influenciar na sua alimentação. A recomendação dos especialistas é incluir práticas que auxiliarão em nosso lado comportamental também. Não existem alimentos milagrosos que curem ou evitem a covid-19, mas existem hábitos saudáveis, que podem sim ajudar.