O verão chegou e está na hora de aproveitar a estação mais quente e alegre do ano! Mas para que ela só tenha dias bons, é preciso ficar atento a alguns cuidados essenciais com a sua saúde como, cuidar da pele, dos olhos, da hidratação e, claro, da alimentação. Confira a seguir algumas dicas de especialistas que vão ajudar a tornar seu verão muito mais saudável e seguro:
- Pele: Durante o verão a pele tende a ficar mais oleosa, há uma maior produção de suor e, claro, um aumento da exposição solar. Com isso surgem alguns problemas como: brotoejas, micoses, queimaduras solares, manchas causadas pelo contato com limão ou frutas cítricas e posterior exposição ao sol, bicho geográfico (causado pelo contato com a areia da praia contaminada pelas fezes de cães ou gatos). Além disso, é um período propício também para o surgimento do herpes labial. Para evitar que uma dessas doenças se manifeste as dicas são:
– Usar protetor solar;
– Manter áreas de dobras sempre secas;
– Manter-se em ambientes mais frescos e limpos;
– Procurar auxílio médico em caso de aparecimento de uma dessas afecções supracitadas, para iniciar o tratamento adequado o quanto antes.
- Alimentação: Os cuidados com a alimentação no verão devem ser levados à sério. Para isso, é importante ficar atento ao armazenamento adequado dos alimentos, que devem estar sempre com refrigeração adequada. Além disso, é preciso redobrar o cuidado com os alimentos consumidos fora de casa. Para uma alimentação saudável no verão, recomenda-se:
– Alimentar-se 5 a 6 vezes ao dia, em pequenas porções;
– Consumir alimentos mais refrescantes, ricos em vitaminas, minerais e fibras;
– Aumentar a ingestão de água, cerca de 2 litros por dia;
– Dar preferencia sempre por consumir saladas, frutas, sucos, água de coco;
– Consumir legumes crus ou cozidos, peixes, aves sem pele, carnes bovinas magras e cereais integrais.
- Olhos: É preciso cuidar dos olhos na estação mais quente do ano também. Especialistas explicam que a visão pode ser comprometida mesmo com pouca exposição solar. Por isso, para manter a saúde ocular, recomenda-se:
– Utilizar óculos escuros (de boa procedência);
– Cuidar com o sal do mar e a areia da praia, pois os grãos podem entrar nos olhos e arranhar a córnea;
– E, por fim, procurar um oftalmologista caso qualquer irritabilidade apareça.