Fimose

Fimose

“A fimose ocorre quando o homem, seja criança, adolescente ou adulto, não consegue expor a glande. A pele que recobre a cabeça do pênis (prepúcio) não permite a saída da mesma”, explica Dr. Rogério Guedes, urologista do Hospital das Nações.
É importante saber que é normal a criança nascer com o prepúcio aderido à glande e que nem sempre isso representa uma doença ou fimose. De acordo com dados do Portal da Urologia, 90% dos meninos até os 3 anos já expõem adequadamente a glande sem ter necessitado de nenhum tratamento específico. Já no adulto, essa condição pode se manifestar como um quadro discreto não avaliado na infância. Geralmente isso ocorre no início da atividade sexual e nas ereções mais vigorosas, pois ele sentirá isso como um estorvo no ato sexual.
Segundo Dr. Rogério, a fimose pode ser identificada pela pessoa ou alguém próximo a ela, pois é algo visível e incômodo. “A identificação é feita pelo próprio paciente ou pela mãe que procura então médico urologista para confirmação diagnóstica numa simples consulta”, comenta. O diagnóstico se baseia em consulta médica atenciosa a e exame físico.
Em relação aos sintomas da fimose, é importante saber que a existência dela atrapalha a higienização da cabeça do pênis, o que pode proporcionar infecções locais e infecções urinárias nas crianças, especialmente. Nos adultos, a fimose pode atrapalhar, pois há o risco de gerar lesões durante a ereção e a relação sexual, interferindo, inclusive, na própria atividade sexual.
Por isso, o melhor caminho para lidar com a fimose é por meio da prevenção, mantendo sempre uma boa higiene local e, claro, procurar um especialista para iniciar o tratamento o mais depressa possível. Nestes casos, de acordo com o urologista: “O tratamento poderá ser clínico com higienização e pomadas quando o médico acredita ser possível à regressão do caso ou tratamento cirúrgico, o qual será definitivo e resolutivo”, destaca Dr. Rogério Guedes.
O tratamento cirúrgico ocorre quando a situação é mais grave. Trata-se de uma cirurgia conhecida como postectomia. É um procedimento rápido (geralmente menos que uma hora).
No Hospital das Nações, uma equipe de urologistas poderá auxiliá-lo sobre esse tema. Marque já sua consulta.