A quarentena e o isolamento social, necessários durante a pandemia do novo coronavírus, levaram diversos profissionais a desenvolver suas atividades em casa, no já famoso modelo “home office”. Em alguns casos, essa mudança ocorreu de forma rápida levando à montagem de “escritórios” em espaços improvisados. Algumas pessoas transformaram a sala, a cozinha ou até mesmo um espacinho no quarto em área de trabalho. Tudo isso para conseguir dar continuidade às suas atividades laborais e, claro, visando garantir seus empregos.
Neste cenário, há diversos pontos a serem observados com atenção, segundo especialistas. O principal deles está relacionado à má postura, à ergonomia. Manter uma postura incorreta pode gerar de tendinites a desvios importantes na coluna.
Além da postura incorreta diante do computador, é preciso ficar atento às horas de trabalho. De acordo com especialistas, para prevenir doenças articulares e problemas ergonômicos é necessário realizar intervalos de 10 minutos a cada hora trabalhada. Nesse intervalo recomenda-se o alongamento e uma pequena caminhada para “acordar” o seu corpo. Agindo assim, você irá garantir que seu trabalho seja executado e sua saúde preservada.
Fisioterapeutas e ortopedistas são unânimes no alerta sobre os cuidados com a ergonomia. Segundo eles, a decisão de adotar medidas de prevenção quanto à postura contribuem na melhoria da capacidade de realizar as atividades diárias e previne lesões.
Confira algumas dicas de especialistas que vão ajudar você a executar atividades home office de forma correta:
- Jamais trabalhe deitado na cama, com o notebook no colo. Isso prejudica o punho, a cervical e a lombar.
- Acorde com tempo para tomar café da manhã, faça alongamentos e vista-se como se estivesse saindo para o trabalho.
- Programe paradas regulares. Para cada uma hora de trabalho, descanse 10 minutos. Não permaneça sentado por mais de duas horas seguidas.
- Aproveite as paradas de descanso para beber água ou comer uma fruta e, também, realizar uma caminhada (mesmo que seja do escritório até a cozinha)
- Escolha ou ajuste a cadeira para o trabalho a fim de manter a postura correta: a coluna vertebral inferior (lombar) precisa ficar encostada na área de trás da cadeira. Na altura, confira se os pés estão estabilizados no chão. Eles não podem ficar pendurados. Procure cadeiras que tenham braços para apoio do antebraço. É importante deixar o punho apoiado para evitar tendinites.
- A altura do monitor do computador ou notebook precisa estar no nível dos olhos para não sobrecarregar o pescoço. Utilize livros sob o monitor para levantá-lo, caso seja necessário.
Além do cuidado para a atividade laboral, outra orientação dos especialistas para manter o corpo saudável (e a mente também) é manter uma rotina de atividades e a prática de exercícios físicos durante o período de isolamento social e quarentena. A prática regular de exercícios físicos irá contribuir para o controle da pressão arterial, do diabetes e auxiliar no combate a depressão e ansiedade.
Nem pense em usar como desculpa o fechamento das academias para não praticar exercício físico, pois há diversas aulas e treinos gratuitos disponíveis em canais no Youtube e aplicativos para smartphones que podem auxiliá-lo.