Para manter-se saudável é importante prestar atenção aos nossos hábitos alimentares e estarmos dispostos a mudá-los, porém de forma consciente e responsável. Ao iniciar uma reeducação alimentar, é preciso ter consciência de que nenhuma daquelas “dietas instantâneas” terão um resultado duradouro. Ao contrário, podem resultar em problemas de saúde e levar ao chamado “efeito sanfona”, onde emagrecemos rapidamente, mas recuperamos todo peso com a mesma facilidade. Às vezes, até ganhamos mais do que havíamos perdido.
A maioria das pessoas são resistentes às mudanças, ainda mais quando se trata de alimentação, algo que nos traz tanto prazer e satisfação. Por isso, para mantermos o peso estável é necessário adotar novos hábitos alimentares.
De acordo com especialistas, a reeducação alimentar é o único caminho para manter o peso e a saúde de forma eficiente. Nessa condição, o indivíduo precisa aceitar que muita coisa vai mudar e precisa treinar sua mente a ser resiliente às novas mudanças. Ou seja, será necessário experimentar alimentos que muitas vezes não agradará seu paladar, mas que serão benéficos à sua saúde no longo prazo.
Ao decidir pela saúde a partir da reeducação alimentar, é imprescindível passar pela avaliação de um profissional da área, pois cada indivíduo tem suas particularidades. Segundo especialistas da área de nutrição, o ponto de partida após a consulta médica é a inserção de alguns alimentos indispensáveis tais como verduras, legumes, frutas, (de preferência orgânicos), alimentos integrais, entre outros, os quais contêm nutrientes essenciais, como vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Quanto mais diversificado o prato, mais balanceada será a alimentação, mesmo que no início, o paladar rejeite.
Uma alimentação balanceada, além de trazer uma melhora nutritiva, também aumenta a imunidade, podendo prevenir várias doenças, entre elas: câncer, doenças cardíacas e doenças crônicas, pois garantem o bom funcionamento de todo o organismo.
Outro fator determinante nesse cenário é o consumo de água, um dos principais elementos na garantia da saúde do corpo. Uma boa hidratação contribui na eliminação de toxinas, lubrifica músculos e articulações, além de ajudar na melhora do funcionamento de vários órgãos como cérebro, intestinos, rins, entre outros. Lembrando que a quantidade diária a ser consumida dependerá da necessidade de cada organismo.
Por isso, a reeducação alimentar é muito indicada pelos especialistas em diversos casos. Manter uma boa conduta alimentar, aliada à prática de atividades físicas, contribui tanto para o emagrecimento saudável quanto para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.