A dificuldade em respirar pelo nariz pode afetar a qualidade do sono, provocar cansaço, facilitar a roncopatia ou ressonar (com ou sem apneia do sono) e provocar secura na boca (mais frequente durante a noite). De acordo com o Dr. Afonso Possamai Della Junior, otorrinolaringologista do Hospital das Nações, a causa mais frequente de obstrução nasal é o processo inflamatório da mucosa nasal, que é o revestimento interno do nariz. Sendo destes o motivo mais comum a alergia (rinite alérgica), caracterizada pela presença de um fator irritante na mucosa, no qual a pessoa tem sensibilidade. “O fator que mais frequentemente causa a rinite alérgica é o ácaro – ser microscópico que se alimenta de pele humana descamada – e muito frequente na poeira doméstica; outros fatores frequentes são a barata, pelo de animais, fungos e pólen de plantas” esclarece Dr. Afonso.
Além disso, infecções virais (Gripes ou resfriados) e bacterianas (sinusite aguda) são causas frequentes de obstrução nasal de curta duração, sendo autolimitada ou de rápida solução com tratamento clínico.
Dentro do tema obstrução nasal, há o problema do desvio de septo, uma das queixas mais comuns de pacientes. “Esse quadro se caracteriza pela diminuição da passagem de ar pelo nariz durante a inspiração ela pode ser uni ou bilateral, total ou parcial continua ou transitória dependendo da causa. E o principal sintoma desse quadro é a obstrução e congestão nasal, que gera sensação de dificuldade em respirar pelo nariz, em repouso ou durante a atividade física”, explica Dr. Afonso.
Segundo o especialista, se o desvio do septo nasal não for corrigido pode criar predisposição para muitas patologias nasais, como sinusites, respiração bucal, cansaço, dificuldade para dormir bem, roncos e babação noturna. “Respirar livremente pelo nariz é algo muito importante tanto para o desenvolvimento da criança, quanto para a vida saudável do adulto. O nariz é responsável por aquecer, umidificar e filtrar as impurezas do ar que respiramos. Quando o nariz está obstruído, estas tarefas ficam prejudicadas provocando mais infecções de vias aéreas.
Outro problema é a apneia noturna, no qual a pessoa respira com dificuldade a noite, não dormindo adequadamente, atrapalhando-a nas atividades diárias e aumentando o risco de Infarto do Miocárdio e AVC “derrame”, alerta o médico.
Além disso, outro ponto importante sobre o tema é que a respiração predominante pela boca, chamada de respiração oral, atrapalha o crescimento da face desalinhando os dentes e provocando grandes deformações faciais. “Por essas razões é de fundamental importância que quando a pessoa sentir obstrução nasal procure o otorrinolaringologista para fazer os exames e tratamentos necessários”, orienta Dr. Afonso.
No Hospital das Nações você encontra uma equipe de Otorrinolaringologistas especializada para atendê-lo. Marque já sua consulta.