A estação mais quente do ano chegou trazendo dias quentes e noites abafadas. É o verão dizendo a que venho. Nesse período é comum as pessoas optarem por ter ar-condicionado em suas casas, mas junto com o aparelho vem o custo alto da energia elétrica que ele consome. A boa notícia é que dá para encarar essa fase sem esse aparelho doméstico e sem lamentar gastos extras ou prejudicar sua saúde com os males que vem junto ao uso desse aparato.
Par driblar o calor excessivo das altas temperaturas do verão, em recente reportagem na Revista Superinteressante, especialistas deram algumas dicas para quem quer driblar o calorão e não pode – ou não quer ter um ar-condicionado. De acordo com a publicação, entre as estratégias para driblar o “bafo de dragão” que está sobre o país sem gastar os tubos estão:
- Prefira lençol de algodão: Cetim ou seda podem até parecer mais frescos, já que ficam geladinhos, mas isso só funciona nos dias frios. Isso porque esses tecidos são os famosos “esfria no inverno e esquenta no verão”. Já o algodão permite a ventilação do seu corpo na cama, absorvendo a suadeira da madrugada. Por ser uma fibra natural, ele ainda contribui para que o ar tenha um fluxo melhor dentro do quarto.
- Congele a roupa de cama: É sério. Deixe os lençóis (secos, senão vai dar ruim) dentro do freezer ou do congelador por alguns minutos antes de ir dormir. Coloque-os em uma bolsa plástica para isolar dos cheiros de dentro da geladeira e seja feliz. É verdade que eles não vão manter você fresquinho a noite toda. Mas vão ajudá-lo a pegar no sono (tarefa hercúlea quando você não para de escorrer bicas de suor deitado na cama).
- Abrace um gelo: Sabe aquela bolsa de água quente? Pois é. Para ela virar uma bolsa de água fria, basta colocá-la no congelador. Aí, você pode levá-la para a cama e curtir um abracinho gelado durante a noite (ou só deixá-la por perto, que já vai fazer ventilar um ar menos quente à sua volta).
- Use a física a seu favor: Tem um ventilador de teto e um portátil em casa? Então vamos usá-los juntos para um resultado melhor. Ligue seu ventilador portátil virado para a janela, assim ele irá jogar o ar quente para fora. Coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto. Esse sistema irá criar um ambiente mais fresco.
- Faça a egípcia(o). Não estamos falando da cara de paisagem. Os egípcios também tinham que lidar com muito calor e sem as benesses do ar-condicionado na civilização antiga. Eles resolviam isso umedecendo toalhas e usando-as como cobertores. Se for adotar esse método, forre o colchão com um plástico, ou outras toalhas, para evitar que seu quarto vire um pântano.