A prevenção do câncer de próstata, assim como muitas das doenças existentes, acontece a partir de bons hábitos de vida, alimentação saudável, cuidados com a hipertensão e a diabetes. Essa é a afirmação da maioria dos especialistas da área da saúde, que são enfáticos ao destacar que não existem milagres ou fórmulas mágicas para ter uma boa saúde, é preciso cuidar-se, estar sempre de olho no corpo e buscando a ajuda médica a cada situação incômoda que o organismo apresentar.
Nesse contexto, os homens ainda precisam melhorar e ficarem mais atentos, já que poucos deles visitam seus médicos para acompanhar a saúde. No caso do câncer de próstata, esse tema é ainda mais preocupante. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, menos de 50% dos homens já consultaram um urologista.
De acordo com especialistas, o ideal é que os homens realizem, no mínimo, um check-up anual com este especialista para prevenir várias doenças, inclusive o câncer de próstata. A doença, quando instalada, requer a investigação ou o rastreamento. Segundo Dr. Dilermando Pereira de Almeida Neto, médico urologista do Hospital das Nações, esse processo é feito por meio do exame chamado PSA – teste que mede uma proteína chamada antigênio, específico da próstata no sangue – e também o toque da próstata. “Os homens devem iniciar a realização de exames para prevenir doenças como o câncer de próstata a partir dos 40 anos, com o PSA e o toque da próstata, se houver sintomas. A partir dos 45 e 50 anos recomenda-se a realização de exames de rotina anualmente”, explica.
Para ajudar a manter a saúde do homem em dia – especialmente daqueles com idades a partir dos 45 e 50 anos – além dos exames supracitados que permitem rastrear o câncer de próstata, há outros que eles devem realizar anualmente: hemograma completo, para verificar anemias, por exemplo, ou exames de sangue para detectar DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis; Colesterol, diabetes; exame do IMC (Índice de Massa Corporal) para auxiliar na manutenção de uma dieta saudável e atividades físicas que são benéficas à saúde do coração e a Colonoscopia, que ajuda a detectar sintomas do câncer do intestino.