Aumento de casos de miopia e o uso excessivo de telas

Não é novidade que a pandemia do novo coronavírus e do isolamento social tem causado diversos danos à saúde. Estudos revelam que ela tem afetado inclusive a saúde dos olhos. Há um crescimento considerável de casos de miopia precoce entre crianças em todo o mundo.

A miopia é um distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Essa doença oftalmológica não tem cura e preocupa os pais especialistas da área. Recentemente a revista científica JAMA Ophthalmology, uma das mais reconhecidas da área, publicou resultados de um estudo que vem sendo realizado desde 2015 na China com mais de 120 mil crianças entre 6 e 13 anos que apresentaram aumento de casos de miopia (dificuldade para enxergar de longe). Na faixa etária de 6 anos o crescimento ficou em 400% nos cinco primeiros meses de 2020 por conta do lockdown do Covid-19, em comparação aos anos anteriores. Os dados revelam ainda que entre os participantes com 7 anos o aumento foi de 200% nos casos de miopia, e aos 8 anos a alta foi de 40%.

Segundo especialistas, os números são assustadores e revelam o surgimento de uma nova geração de míopes. O acesso aos equipamentos eletrônicos como celulares, tablets e computadores se acentua entre as crianças, especialmente, já que muitas delas acabam fazendo o uso desses dispositivos de forma prolongada e muito próximas ao rosto e à visão. Essa condição, além de forçar a visão, falta também um estímulo para uma boa visão à distância, já que as crianças deixaram de realizar atividades ao ar livre, ou diminuíram o tempo para tal.

O perigo do crescimento dos casos de miopia em criança apresentado no estudo chinês está no impacto que essa condição pode em vários aspectos da vida dos pequenos. De acordo com especialistas, o desempenho escolar pode ser afetado. Por isso, é importante que os pais estejam atentos à saúde da visão de seus filhos observando se eles estão com dificuldades para enxergar de longe, com dor de cabeça, por exemplo.


Prevenção

Mesmo não tendo cura, é possível realizar um tratamento adequado para impedir que a miopia progrida para casos mais graves. Por siso, a recomendação dos médicos oftalmologistas é que os pais fiquem atentos com a miopia precoce, prevenindo-a a partir de mudanças nos hábitos dos filhos. Recomenda-se estimular atividades em ambientes externos para que as crianças passem menos tempo diante das telas. Trata-se de desafio imposto pelo período de isolamento pelo qual o mundo passa, mas é uma atitude necessária, já que a prática de atividades ao ar livre é fundamental para que a visão da criança se desenvolva da forma adequada.

Os especialistas ainda recomendam que o uso dos de equipamentos eletrônicos que estimulem a visão para perto, como celulares, tablets, seja limitando a duas horas por dia, no máximo. Dessa forma, a crianças poderá desenvolver-se plenamente, sem ter a saúde ocular afetada.