Cuidados necessários para se exercitar no Verão!

O verão chega e é aquela correria para entrar “em forma”. Para chegar ao objetivo muitos correm para a academia, outros para os parques, já que nessa época fica muito agradável exercitar-se ao ar livre. Mas atenção, mesmo tendo aquele ânimo para se mexer e perder umas calorias, o cuidado com a saúde deve se manter. Praticar exercícios durante dias quentes merecem atenção, já que as elevadas temperaturas e o sol forte podem causar diversos incômodos que vão desde uma queda de pressão a queimaduras de pele. Todo cuidado é pouco!

Para garantir um treino saudável nos dias mais quentes do ano, a primeira dica é proteger-se do sol. Especialistas recomendam o uso de protetor solar 30 minutos antes de sair de casa para se exercitar. O produto deve ser aplicado no rosto e corpo. Sem essa proteção, a exposição direta da pele à ação dos raios solares pode resultar em queimaduras, manchas e até ficar vulnerável a doenças como o câncer. Recomenda-se a utilização de um protetor solar de qualidade com FPS acima de 30, e pode complementar os cuidados utilizando acessórios como bonés e viseiras. Além disso, opte por usar roupas leves enquanto praticar esportes, dê preferência aos tecidos que facilitam a ventilação e que não absorvem a água, evitando que o suor deixe as peças úmidas.

A alimentação e a hidratação são aspectos importantes que também devem ser observados durante a prática de atividade física em dias mais quentes. De acordo com especialistas, antes de exercitar-se nessa época do ano, é recomendada a ingestão de alimentos integrais, frutas e legumes para deixar as refeições cheias de nutrientes importantes para o corpo; redobre o cuidado com a hidratação, consuma mais água ou de isotônico para repor todo o líquido gasto durante o exercício. Com o aumento do calor, o organismo precisa de maior hidratação para manter a temperatura em equilíbrio.

Outra recomendação dos especialistas, é sempre observar os horários para praticar sua atividade. Escolha horários em que os raios solares estiverem mais fracos, como no início da manhã, até as 10h e no fim do dia, após às 17h e início da noite. Para finalizar, os especialistas alertam à observação dos sinais dados pelo organismo durante a prática da atividade física nos dias de verão. Segundo eles, para se manter saudável é preciso respeitar limites do corpo. Então, preste atenção no cansaço excessivo, câimbra e qualquer outra sensação que não seja habitual. Também é importante dar um tempo de descanso ao corpo.

Lembre-se que em todas as estações do ano, a prática de exercícios só deve ser iniciada após realização de check-up com seu médico. O acompanhamento de seu quadro ajudará a evitar situações indesejáveis e a realização dos exercícios com maior segurança à sua saúde.