Cuidados pós-vacinação contra a Covid-19

O Brasil está próximo de atingir a marca de 75% da população adulta com o esquema primário da vacina contra Covid-19 completo, segundo dados levantados em novembro pelo consórcio de veículos de imprensa.

Esse avanço da vacinação – e, também, a oferta da dose de reforço em idosos – tem impactado na queda no número de novos casos e de mortes causadas pela doença. De acordo com profissionais da Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI, diante desse cenário, muitas pessoas acreditam que a normalidade está próxima, o que é um engano.

Especialistas alertam que mesmo diante de indícios positivos em relação ao combate à Covid-19, é preciso ter cautela e manter uma rotina de cuidados.  É de suma importância que sejam mantidas as medidas de proteção: distanciamento social, uso de máscara em ambientes fechados e higienização das mãos.

Segundo os profissionais de saúde, mesmo quem estiver com o esquema de vacinação completo, deve seguir esses protocolos, pois a imunização completa ocorre apenas 14 dias após a aplicação da segunda dose e a vacinação não impede a transmissão do vírus. O alerta é, especialmente, para situações encontros sociais ou locais com aglomeração.

A recomendação dos infectologistas é até mesmo para as reuniões em família. Recomenda-se ficar atento e evitar abraços, contato mais próximo apenas com aqueles que estiverem totalmente imunizados e manter um número limitado de convidados.


Fora de casa os cuidados continuam!

Uma das rotinas que aos poucos está sendo retomada é da alimentação fora de casa. Neste caso, os especialistas recomendam potencializar os cuidados em relação às medidas de proteção, destacando o uso da máscara durante todo o tempo nos estabelecimentos, retirando apenas para realizar a refeição; e a higienização das mãos antes e depois de se alimentar. Locais sem circulação de ar também devem ser evitados.

Outro hábito do brasileiro que está, aos poucos, se normalizando é o retorno de público aos estádios. Neste caso, alguns estádios estão exigindo para o ingresso às partidas, um teste negativo de Covid-19, juntamente com o comprovante de imunização completo. Os especialistas comentam que esse protocolo contribui para a segurança nesse ambiente, mas não elimina a importância de seguir as medidas de proteção dentro no local. É preciso evitar aglomerações e abraços, por exemplo.

Por fim, de acordo com os infectologistas a Covid-19 ainda está em nosso convívio e segurança total ainda não existe no cenário atual da pandemia, mesmo com o avanço da vacinação no mundo todo. É preciso manter os cuidados e protocolos em todos os locais possíveis. Lembre-se disso e aproveite seus dias com segurança à sua saúde, da sua família e amigos.