Cuide da saúde dos seus olhos

Eles já foram apresentados em poemas, reconhecidos como sendo o espelho da alma. São sensíveis e muito importantes para o desenvolvimento das atividades cotidianas: trabalho, estudo e entretenimento. Mesmo assim, nem sempre damos a devida atenção aos cuidados que os olhos merecem. De acordo com especialistas, é fundamental consultar o oftalmologista periodicamente para cuidar da saúde dos olhos, pois o globo ocular é um dos órgãos mais sensíveis do corpo e fica exposto por diversas doenças diariamente.

Alguns sinais de que a saúde dos olhos está comprometida

Alguns sintomas podem indicar que os olhos precisam de cuidado, como por exemplo, irritação e lacrimejamento podem indicar olho seco, sensibilidade à luz ou até mesmo a síndrome do computador; Dores de cabeça e nos olhos podem significar vários problemas e ser provocado por vários fatores. Segundo especialistas, se a dor for intensa, principalmente na região dos olhos e sobrancelha, pode ser um sinal de problema ocular, tais como fadiga ocular digital (causada pela luz azul emitida por aparelhos eletrônicos), ou, até mesmo, alguma inflamação ocular e até mesmo glaucoma.

Outro sintoma comum e fácil de notar está na dificuldade para ler, reconhecer as pessoas na rua ou enxergar placas de trânsito. Isso pode indicar quadros de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. E até mesmo outras doenças que reduzem a acuidade visual, como ceratocone ou pterígio.

Olhos vermelhos e inchaços também podem indicar doenças oculares como glaucoma, uveíte, esclerite ou conjuntivite.  Quadros assim podem ser causados por exposição a fatores externos, como: cloro e radiação solar; ou por infecções bacterianas, ou virais.

De acordo com especialistas, há ainda problemas relacionados à sensibilidade à luz, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), edema macular diabético ou lesão na córnea; e problemas de visão embaçada e dupla. Na primeira condição, a pessoa tem a sensação de enxergar de forma turva, como se tivesse uma névoa, que a impende de visualizar com tanta nitidez. Isso pode revelar-se como: catarata, presbiopia, glaucoma, DMRI e astigmatismo. Já na em relação à visão dupla, os problemas relacionados aos nervos ou músculos dos olhos, catarata, diferença de grau, estrabismo ou diabetes.

Outras situações que parecem se comum são a de forçar os olhos e a da pressão no globo ocular. Algumas pessoas relatam que forçam a vista para tentar enxergar as letras de um livro ou ver um filme. Esses sinais podem ser sintomas de quadros de miopia e presbiopia. Já a sensação de que algo está pressionado o seu globo ocular, podem indicar indícios de glaucoma. O diagnóstico precisa ser feito o quanto antes, pois os danos ao nervo óptico pode resultar em cegueira.

Por fim, o alerta dos oftalmologistas vai, especialmente, para as pessoas que tem histórico de diabetes ou hipertensão. O diabetes pode gerar a retinopatia diabética e outros problemas oculares. Já a hipertensão pode causar a retinopatia hipertensiva. Ambos evoluem lentamente e são assintomáticas de início, mas que progridem com o passar do tempo, e, se não tratado a tempo, podem levar à cegueira como fase final.

Como você acompanhou, a melhor maneira de cuidar da saúde dos seus olhos é por meio da prevenção. Por isso, mesmo que você não sinta nenhum sintoma ou nunca teve algum problema de visão e nunca foi a um oftalmologista, é hora de marcar uma consulta para saber se seus olhos estão saudáveis.

Lembre-se: Você deve visitar seu oftalmologista regularmente, no mínimo uma vez ao ano – ou conforme orientação médica – assim como em qualquer outra especialidade.

Conte com a gente para manter sua saúde ocular em dia. O Hospital das Nações conta com profissionais especialistas e alta tecnologia em prol de uma vida sem desfoque. Agende a sua consulta.