Para ter mais saúde: exercícios físicos e ou emagrecimento?

O emagrecimento está atrelado à saúde há muito tempo. Mas isso pode estar caindo por terra. Nem sempre perder peso pode levar a uma vida saudável. Um estudo publicado recentemente na revista iScience, para os casos de pessoas com obesidade ou sobrepeso, os exercícios físicos são mais relevantes que a perda de peso.
Os dados têm como base resultados estudos anteriores sobre as relações entre condicionamento físico, peso, saúde cardíaca e longevidade. A pesquisa revelou que a prática de atividades físicas por homens e mulheres obesos ou com sobrepeso reduze mais os riscos de doenças cardíacas e morte prematura do que o ato de fazer dieta.
Segundo especialistas, o novo estudo traz evidências de que é possível se manter saudável, independente do peso, desde que se mantenha em movimento.
De acordo com os pesquisadores que estiveram neste estudo e em outras iniciativas com a mesma intenção, os resultados mostram que obesos e sedentários que começam a se exercitar reduzem o risco de morte prematura em até 30% ou mais, mesmo que seu peso não mude. Especialistas esclarecem que essa melhora, geralmente, os afasta do risco de morte precoce em relação às pessoas que têm peso normal, mas não estão em forma.
O perigo das dietas, segundo os estudiosos, é o fato de que os quilos perdidos podem ser recuperados depois. É o famoso efeito sanfona. É aí que a atividade física entra como um diferencial em relação à dieta, pois ela combate essas condições e pode ajudar na redistribuição dos estoques de gordura no organismo.
Em suma, os estudos mostram que não é preciso perder peso para ser saudável, mas é importante praticar atividade física, de forma regular.
Os benefícios da atividade física são diversos e vão muito além da perda de peso. De acordo com especialistas, diversos parâmetros de risco cardiometabólico podem ser melhorados por meio da prática de exercícios regulares, como:
– Melhora cardiovascular;
– Melhora do perfil glicêmico;
– Melhora do perfil lipídico;
– Melhora dos marcadores de inflamação sistêmica;
– Redução do risco de morte prematura.
A atividade física oferece esses inúmeros benefícios ao organismo, citados acima, além de proporcionar o aumento da longevidade, o que, segundo os médicos do estudo, é impossível apenas com a perda de peso.
Agora é com você! Procure uma atividade física na qual se sinta confortável – e, claro, que você esteja liberado pelo seu médico, após um check-up – e comece o quanto antes a cuidar da sua saúde corretamente. Movimente-se para ter saúde, qualidade de vida e bem-estar.