Prevenção de doenças neurológicas

Prevenção de doenças neurológicas

As doenças neurológicas são aquelas que afetam o bom funcionamento do cérebro, medula espinhal e nervos. Elas são causadas por diversos fatores e nem sempre é possível evitá-las, mas existem hábitos para prevenir doenças neurológicas.

A atividade física é um dos principais. Ela não garante que uma doença neurológica não vá acontecer, mas ajuda a manter a boa saúde em geral. Portanto, deve ser sempre praticada, independentemente da idade!

Já é comprovado que se exercitar com regularidade pode ajudar a prevenir e controlar doenças que afetam o cérebro. A atividade física pode manter a mente ativa e prepará-la para enfrentar doenças neurodegenerativas e psiquiátricas.

Esses benefícios aparecem com tempo e constância e estão relacionados a melhorias em sintomas como Alzheimer, esclerose múltipla e enxaqueca.

O ideal é manter uma vida ativa antes que qualquer desordem cerebral apareça, mas a inserção de atividades físicas posterior a um problema pode ser feita se houver acompanhamento e indicação médica.

Lembrando: não existe garantia de melhorar, ou de não desenvolver a doença, apenas pela prática de exercícios. Ela deve fazer parte de um tratamento com especialistas e apenas os médicos podem indicar quando e como fazer.

Alguns pontos que auxiliam na prevenção: alimentação balanceada, exercitar o corpo e o cérebro, cuidar da saúde mental e buscar sempre diagnósticos precoces.