Falta de saúde bucal pode interferir na saúde do coração

A higiene bucal é muito importante e você, com certeza, já sabe disso. Escovar os dentes, a língua e usar o fio dental ajudam a prevenir diversos problemas bucais, tais como o surgimento de caries, gengivite e o mau hálito. Mas talvez o que você não saiba é que o cuidado com a saúde da sua boca pode afetar diretamente à saúde do seu coração.

Pesquisas recentes do Instituto do Coração (Incor) revelaram a existência de uma ligação entre a má higiene bucal e enfermidades como endocardite e infarto. O estudo constatou que 45% das doenças cardíacas têm origem na cavidade bucal. Segundo especialistas, esse percentual é um alerta especialmente aos brasileiros, pois as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 30% das mortes ao ano no país, das quais 60% das vítimas são homens, com média de 56 anos.

O coração é o músculo mais importante do corpo humano, bombeando sangue pelas artérias incessantemente, distribuindo oxigênio e nutrientes para todo o organismo. Dessa forma, qualquer ameaça ao seu bom funcionamento requer extrema atenção.

De acordo com especialistas, o principal cuidado em relação à saúde bucal e doenças do coração está na falta de higiene. A boca abriga até 50 bilhões de bactérias de, pelo menos, 700 tipos que viajam pelo corpo, podendo chegar ao coração. Ao se unir com restos de alimentos, elas formam uma placa bacteriana sobre os dentes que precisa ser removida diariamente com a escovação correta e o uso de fio dental.

Caso a higiene bucal não ocorra de forma satisfatória e diária, podem ocorrer cáries, sangramentos e feridas na gengiva (gengivite ou periodontite). Segundo cardiologistas, esses problemas afetam todo o organismo e colocam em risco a saúde do coração. As bactérias da boca entram na corrente sanguínea por meio dessas aberturas e podem alcançar o coração, se instalar em válvulas lesionadas e provocar doenças como a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Prevenção

Por isso, para cuidar do seu coração e, também, da saúde da sua boca, adote práticas de higiene e prevenção, tais como: ir ao dentista pelo menos de seis em seis meses; escovar os dentes e a língua, no mínimo, três vezes ao dia, sobretudo após cada refeição; e utilizar fio dental diariamente.

Mantenha também uma rotina para a saúde do seu coração com a prática de atividades físicas por, no mínimo, 30 minutos, cinco dias por semana; mantendo uma alimentação equilibrada, diminuindo gorduras, sal e açúcar; evitando o consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro; e verificando a pressão arterial e colesterol periodicamente.

Além disso, claro, procure sempre visitar seu cardiologista e realizar um check-up ao menos uma vez por ano. Prevenir ainda é a melhor solução para qualquer problema!