Com certeza você já ouviu falar que as emoções podem estar envolvidas no processo do ganho de peso. Nos casos de cirurgia bariátrica, se essas questões não foram tratadas antes mesmo da cirurgia, essas emoções poderão contribuir para o insucesso da cirurgia como por exemplo o reganho de peso. Por isso, a avaliação e o acompanhamento de uma equipe multiprofissional são tão importantes.
De acordo com Joliane Prado, psicóloga do Instituto Paulo Nassif, os sinais emocionais podem levar a pessoa a comer compulsivamente. Entre eles estão a ansiedade, a tristeza, a raiva, o tédio, a frustração e a solidão.
Segundo a médica, se você come por qualquer emoção, precisará trabalhar essas emoções se quiser emagrecer. “Aprenda a diferenciar fome fisiológica de vontade de comer e desenvolva outras fontes de gratificação”, orienta Joliane.
Como estão suas emoções? Você consegue identificar quais são as emoções que contribuem para o seu processo de ganho de peso? Refletir sobre elas pode ajudá-lo em muitos aspectos da vida.
Se você precisar de ajuda, conte com o Instituto Paulo Nassif e especialistas do Hospital das Nações para ajudá-lo.