Muitas pessoas sofrem com esse problema de nome difícil de pronunciar, mas poucas sabem o que é e como isso pode afetar ainda mais a qualidade de vida, especialmente das pessoas em situação de obesidade. Segundo médicos, a apneia do sono é um distúrbio caraterizado por paradas ou diminuição respiratórias enquanto a pessoa dorme. Esse evento pode acontecer por alguns segundos e é considerado doença quando acontece com frequência durante o sono, causando prejuízos na qualidade do sono.
De acordo com especialistas, em adultos, a obesidade é o principal fator de risco para o desenvolvimento de Apneia Obstrutiva do Sono e por isso atualmente ela é uma das doenças associadas à obesidade, consideradas critérios de indicação da cirurgia bariátrica. “Isso porque a perda de peso corporal pode ter um grande efeito sobre os sintomas da apneia do sono, em alguns casos pode significar inclusive o controle da apneia”, comenta Dr. Paulo Nassif, especialista em Obesidade do Instituto Paulo Nassif.
Embora muitas pessoas nem saibam que têm apneia obstrutiva do sono, é importante observar os principais sintomas que são: Ronco; Acordar várias vezes à noite; Paradas da respiração ou sufocamento durante o sono; Excesso de sono e cansaço durante o dia. Se você apresenta algum desses sintomas o ideal é buscar avaliação médica.