A Cirurgia Bariátrica é apenas uma questão estética?

A Cirurgia Bariátrica é apenas uma questão estética?

Mito. No Brasil, o número de cirurgias bariátricas vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, tornando a prática algo cada vez mais comum para combater o excesso de peso. Contudo, a bariátrica, embora eficiente e com resultados positivos na maioria dos casos, deve ser reservada para os casos de obesidade grave.

O recomendado é que tal cirurgia seja feita em casos que o IMC (Índice de Massa Corporal) seja superior a 40 ou superior a 35 na presença de doenças que possam ser atribuídas à obesidade, como pressão alta, diabetes tipo 2, dentre outras.

Nesse caso, quando o excesso de peso traz consequências à saúde da pessoa (respeitando o critério do IMC), recomenda-se a cirurgia bariátrica. A questão não é diminuir a importância deste procedimento, pelo contrário, trata-se apenas de conscientizar as pessoas de que é um procedimento que deve ser realizado somente em casos selecionados.00

Afinal, a bariátrica não é um procedimento meramente estético, é uma operação que visa à saúde do paciente. Portanto, deve ser feita mediante o quadro de obesidade grave, quando existem malefícios a sua saúde.