A cirurgia bariátrica melhora ou cura doenças graves?

A cirurgia bariátrica melhora ou cura doenças graves?

A obesidade mórbida é uma doença crônica, inflamatória, incurável, multifatorial e fatal. Pode levar ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, doenças cardíacas, derrame e também tem sido associada a alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama e câncer de cólon.

Um dos grandes benefícios da cirurgia bariátrica é a minimização dos riscos a diversas doenças associadas à obesidade – conhecidas como comorbidades.

Além disso, a cirurgia bariátrica promove a melhora ou remissão de muitas comorbidades já instaladas no organismo. A melhora do diabetes tipo 2, por exemplo, ocorre em torno de 80-90% dos operados, a hipertensão arterial em torno de 70-80%, a apneia do sono em mais de 90% e doenças osteoarticulares em 90% dos submetidos a essa intervenção cirúrgica.

Com a cirurgia bariátrica e a adoção de hábitos mais saudáveis recomendados pela equipe multidisciplinar (gastroenterologia, nutrição, psicologia, entre outras), o paciente consegue melhorar sua mobilidade, reduzir sua ansiedade e problemas de autoestima, além de retomar suas interações sociais.