A obesidade é uma doença complexa que envolve alterações físicas, sociais e emocionais. Por isso, no tratamento cirúrgico da obesidade, a preocupação é com a saúde geral dos pacientes, sendo necessário para isso que ele submeta-se a uma rotina pré e pós-operatória de exames, consultas e orientações por profissionais de uma equipe multiprofissional, ou seja, de diferentes áreas da saúde, como cirurgia, endocrinologia, cardiologia, pneumologia, nutrição, fisioterapia e psicologia/psiquiatria.
A equipe participa da avaliação e orientação dos pacientes desde a sua primeira consulta, em todo o pré-operatório, e continuamente após a cirurgia.
“O profissional fisioterapeuta integra a equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica, participando de todos os momentos, incluindo o período pré-operatório, período hospitalar e pós-operatório imediato e tardio.” – explica Dr. Paulo Nassif, cirurgião do aparelho digestivo que coordena uma equipe multiprofissional de estudos e tratamento da obesidade.
Suas condutas são pautadas pela realização de consultas, exames, palestras informativas e orientações. O parecer a respeito da situação físico-funcional, em que se encontra o paciente, é de imensa importância na evolução do tratamento e por isso tem influência sobre as decisões da equipe.
O tratamento fisioterapêutico na cirurgia bariátrica tem como principal objetivo diminuir as chances de complicações no sistema cardiopulmonar, e em um segundo plano, a melhora da condição musculoesquelética e metabólica do operado.
Dr. Nassif ainda ressalta que ao se realizar a cirurgia bariátrica, deve-se ter em mente que o maior objetivo é o resgate da saúde e da qualidade de vida, por isso o acompanhamento profissional regular e as mudanças de hábitos de vida são fundamentais. Somente dessa forma o tratamento terá o resultado esperado.