A obesidade infantil pode prejudicar as pernas e os pés das crianças?

A obesidade infantil pode prejudicar as pernas e os pés das crianças?

A obesidade infantil pode prejudicar inúmeras partes do corpo, não somente os pés e as pernas, porque existe todo um contexto a ser analisado e ponderado. A criança, quando fica muito parada, pode ter um desenvolvimento cardiovascular insatisfatório, sobrecarregar as articulações das pernas, pés, joelhos, quadril e coluna.

Essa circunstância, infelizmente, é percebida de forma cada vez mais frequente. Apesar de todos os esforços no sentido de estimular a prática de exercícios físicos, a ingestão de uma alimentação balanceada e o controle do desenvolvimento físico das crianças, essa condição está presenciando um aumento preocupante em nossa sociedade, e precisa ser combatida. Vale lembrar que, depois da obesidade, o fator que merece mais preocupação é a saúde da coluna.

No mundo, cerca de 40 milhões de crianças com menos de 5 anos e 340 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos apresentam sobrepeso ou obesidade e se as tendências atuais continuarem, haverá mais crianças e adolescentes com obesidade do que com desnutrição moderada e grave até 2022.

O consumo excessivo de açúcar, gorduras saturadas, processados e ultraprocessados, a propaganda de alimentos não saudáveis direcionadas ao público infantojuvenil e a inatividade física são alguns dos fatores que preocupam atualmente organizações nacionais e internacionais quanto ao aumento da obesidade.