A tuberculose atinge mais a população masculina?

A tuberculose atinge mais a população masculina?

Verdade. Segundo informações do Ministério da Saúde, homens entre 25 e 40 anos são mais afetados pela tuberculose, fato que pode estar conectado ao estilo de vida dessas pessoas.

De acordo com estudos realizados pela Revista Portuguesa de Pneumologia, isso acontece porque eles são mais propensos a sofrer com casos de silicose, uso de drogas, abuso de álcool, doença pulmonar obstrutiva crônica, infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e câncer de pulmão — fatores que podem interferir nas defesas do organismo na hora de combater a bactéria Mycobacterium tuberculosis.

A tuberculose — causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch — é uma doença contagiosa, que pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges.

Sua transmissão ocorre por vias aéreas, através do contato com os bacilos espalhados por tosse, fala ou espirro da pessoa infectada. Os principais sintomas são tosse por mais de 3 semanas (com muco ou sangue), febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento repentino.