Caminhar traz benefícios para a saúde!

A atividade física faz bem à saúde e isso não é uma novidade. São diversos artigos, notícias e especialistas falando sobre isso o tempo todo. No entanto, mesmo diante de uma avalanche de informação sobre os benefícios, muitas pessoas ainda estão sedentárias. Os motivos são os mais diversos e as desculpas também: falta de tempo, de dinheiro, de companhia, desânimo, entre outros.

A boa nova nesse tema é que há uma atividade física que pode ser feita de forma gratuita e sem exigir muito de você: a caminhada! Um exercício democrático que pode ser feito em qualquer espaço aberto, durante o dia ou à noite e por pessoas de qualquer idade. De acordo com pesquisas, apenas 30 minutos de caminhada de intensidade leve a moderada são suficientes para ativar uma série de músculos e sensações, o que impacta positivamente na saúde física e mental.

Segundo estudo científicos, praticar a caminhada contribui para o aumento da imunidade, especificamente do sistema respiratório. Além disso, essa é uma atividade que também contribui para o gasto energético diário, melhora a oxigenação cerebral e ajuda no controle da hipertensão, do colesterol e do nível de glicose no sangue. Mas, o benefício maior da caminhada está atrelado ao aumento da percepção de bem-estar e a redução do estresse. Ou seja, ao caminhar, você está exercitando também a sua mente.

Pesquisadores canadenses realizaram estudo recentemente com mais de 8 mil participantes, com idades entre 20 e 79 anos para compreender o impacto da caminhada na saúde. A pesquisa revelou que as pessoas que completam entre 5 e 16 mil passos diários perceberam redução do estresse e aumento da percepção de bem-estar. Em oposição, aquelas que davam menos de 5 mil passos por dia apresentam uma saúde mental prejudicada.

Caminhando com segurança

Para praticar a caminhada basta dar o primeiro passo. Mas atenção, os especialistas recomendam alguns preceitos que vão tornar a prática mais segura. O primeiro deles é a frequência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal é que um adulto pratique de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. Por isso, os especialistas recomendam que a caminhada seja feita de forma regular, por pelo menos cinco vezes por semana, em média por 30 minutos.

É importante prestar atenção também na intensidade e procurar caminhar na maior velocidade que seu organismo consegue, mas sem correr. Os especialistas orientam que iniciantes na prática realizem a atividade com calma para não ficar muito ofegante. Para saber seu limite, basta observar sua condição respiratória durante o exercício. Se estiver difícil conversar enquanto faz a caminhada, é porque está acima da intensidade indicada para seu condicionamento.

Além disso, em tempos de Covid-19, também fique atento aos cuidados com a doença na hora da caminhada: uso de máscara é primordial. Se caminhar por mais de uma hora, é recomendável realizar a troca da máscara. Procure também caminhar num local seguro, sem aglomeração.