Câncer do Colo do útero

Câncer do Colo do útero

O câncer de colo do útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. O principal agente da enfermidade é o papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.

Embora sua incidência esteja diminuindo, o câncer de colo do útero ainda é o quarto câncer mais incidente em mulheres (desconsiderando o câncer de pele não melanoma) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Em sua fase inicial, o câncer no colo do útero é assintomático; quando aparecem, geralmente se manifestam das seguintes formas: sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa, obstrução das vias urinárias e intestinos, dor lombar e abdominal e perda de apetite e de peso.

A avaliação ginecológica, a colposcopia e o exame citopatológico de Papanicolau realizados regular e periodicamente são recursos essenciais para o diagnóstico do câncer de colo de útero.