Cirurgia bariátrica e fertilidade

Cirurgia bariátrica e fertilidade

Após a cirurgia bariátrica e com a perda de peso ocorre um aumento da fertilidade. Dessa forma, pode-se dizer que após o tratamento para obesidade existe uma maior chance de gravidez. Além disso, a melhora na autoestima com a satisfação pela imagem corporal tem uma influência positiva na vida sexual da paciente, o que também implica numa maior chance de gravidez.

Em geral é indicado que se espere um período de um a dois anos após a cirurgia bariátrica para engravidar. Nos primeiros meses após a cirurgia ocorre uma redução muito rápida de peso e isso pode trazer riscos para a gestação e para o bebê. O corpo da mulher precisa se adaptar a redução do estômago por alguns meses para que a gravidez ocorra de uma maneira saudável.

Nos primeiros meses depois da bariátrica, o corpo perde muito peso e também vitaminas e eletrólitos (sais minerais). É preciso que a mulher aguarde um tempo para que seu metabolismo volte ao normal. Não é recomendável engravidar com essa instabilidade do organismo, porque a mãe pode ficar sem uma reserva para nutrir adequadamente o bebê durante a gestação.

A futura mãe deverá manter um acompanhamento com seu médico além de manter uma dieta com alto valor nutricional antes de engravidar. Se for indicado deverá ainda fazer uma suplementação com vitaminas.