Controle das doenças associadas à obesidade pela Cirurgia Bariátrica

Controle das doenças associadas à obesidade pela Cirurgia Bariátrica

A obesidade é uma doença grave que não costuma vir sozinha. É muito comum que outras doenças sérias como hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono, problemas emocionais e sociais, surjam em consequência do sobrepeso.

A obesidade não tem cura, mas tem controle com acompanhamento médico especializado. O primeiro e principal tratamento que sempre se deve pensar é a prevenção. Quando a prevenção falhou e o sobrepeso já existe, é preciso iniciar um tratamento clínico com dietas, prática de exercícios físicos e algumas vezes uso de medicações. Para os casos mais graves, a cirurgia bariátrica é uma excelente ferramenta, especialmente em casos sem sucesso, que após mais de dois de tratamento clínico e já tenham desenvolvido doenças associadas à obesidade.

Para o cirurgião do aparelho digestivo Paulo Nassif, que coordena uma equipe multiprofissional de tratamento da obesidade: “O maior sucesso do tratamento é justamente resgatar a saúde – com o controle das doenças associadas – a vontade de viver e a autoestima de pessoas que já sofreram muito com a obesidade e suas consequências”.

Além da perda de peso o que se espera da cirurgia é o controle das doenças associadas. Mas não se pode deixar de lado a disciplina e o acompanhamento clínico, pois isso fará toda a diferença no resultado do tratamento.