Cuidado com a rouquidão!

Cuidado com a rouquidão!

A rouquidão é um sintoma definido como qualquer alteração do padrão vocal da pessoa, seja no timbre, na altura ou na tonalidade. Segundo Dr. Matheus Chioro Correa, otorrinolaringologista do Hospital das Nações, na maioria dos casos os pacientes apresentam esse quadro associado a infecções de vias aéreas respiratórias ou como resultado de uso indevido da voz (abuso vocal). “Outras patologias podem estar envolvidas na rouquidão. É fundamental avaliar a duração da rouquidão para determinar a causa. Em alguns casos ela pode ser o sintoma de uma doença mais grave”, alerta.

Tratando a rouquidão

Para tratar a rouquidão o otorrinolaringologista irá se basear na causa do problema. O especialista poderá realizar um exame nomeado vídeo laringoscopia. A partir dele, será possível identificar a causa do problema, podendo assim indicar a melhor opção terapêutica para cada caso.

De acordo com Dr. Matheus, o tratamento poderá ter variações e dependerá de cada paciente e diagnóstico. “O tratamento pode variar desde o uso de medicações (via oral ou inalatória), fonoterapia ou até mesmo cirurgias, sendo necessário respeitar a individualidade de cada pessoa”, comenta.

Prevenindo a rouquidão

Para não passar por esse incômodo problema, o jeito é prevenir sempre. A rouquidão pode ser prevenida por meio de medidas comportamentais como uma hidratação adequada, consumindo água sempre que possível porque as cordas vocais precisam estar sempre bem limpas e hidratadas; e evitar abusos vocais tais como gritar e falar alto.

“Vale ressaltar que em quadros de infecções de vias aéreas superiores é importante buscar atendimento médico para o tratamento adequado. Evitar a automedicação também ajuda a não agravar mais o quadro”, alerta Dr. Matheus.