Depois da cirurgia bariátrica não vou conseguir comer alguns alimentos nunca mais?

Depois da cirurgia bariátrica não vou conseguir comer alguns alimentos nunca mais?

Passado o pós-operatório, não existem impedimentos quanto ao tipo de alimento. O nutricionista acompanhará o paciente e orientará a dieta a ser seguida. Em geral, a dieta líquida e pastosa é prescrita apenas nos primeiros dias após a cirurgia e evoluirá gradativamente para a dieta sólida.

Por exemplo, alguns pacientes sentem um mal-estar após a ingestão carne vermelha. Para evitar esse problema, é necessário seguir rigorosamente as orientações no pós-operatório, introduzindo a carne na dieta quando orientado, mastigando muito bem. Algumas pessoas sentem esse desconforto nas primeiras vezes que comem a carne e acabam desistindo de consumi-la, mas é preciso insistir na adaptação, porque o consumo de proteína garante uma perda de peso saudável. Além disto, ela é a maior e melhor fonte de ferro e outros nutrientes.

Assim, não há nenhuma proibição; todos os alimentos podem ser consumidos em pequenas quantidades e de forma equilibrada. Alimentos calóricos, como os doces, devem ser evitados, mas esporadicamente podem ser consumidos. Além disso, ao comer doces ou alimentos muito gordurosos, alguns pacientes sentem a chamada síndrome de “dumping”, um mal-estar causado pela passagem rápida do alimento do estômago para o intestino por causa do desvio intestinal. Em geral, os sintomas são náuseas, sudorese e fraqueza que duram alguns minutos.