Depressão não desaparece sem tratamento especializado

Depressão não desaparece sem tratamento especializado

Trata-se de uma doença psiquiátrica que provoca alteração do humor, caracterizado por tristeza profunda ou perda de prazer nas coisas e sentimento de desesperança e, por isso, é necessária a interferência de profissionais especializados na área. O paciente deve fazer o tratamento indicado, além de acompanhamento psicológico constante.

Nem toda depressão é igual, mas toda depressão é perigosa e deve receber tratamento adequado. Mesmo formas suaves da doença podem ser devastadoras para a vida dos pacientes. Além disso, infelizmente, a depressão é o diagnóstico psiquiátrico mais comumente associado ao suicídio.

A depressão não é frescura, fraqueza ou falha pessoal. É uma enfermidade médica incapacitante com sinais e sintomas específicos que requerem tratamento especializado.

A criação de um ambiente favorável e de acolhimento para ajudar os que sofrem com a doença, independentemente de seu grau, é fundamental para que o paciente se sinta à vontade para expressar suas dores.

A ajuda especializada costuma ser um divisor de águas para quem sofre com depressão e seu tratamento geralmente envolve psicoterapia ou medicação ou uma combinação de ambos. Acima de tudo, é importante ressaltar que o tratamento não é de curto prazo ou funciona na primeira tentativa – exemplo disso é a chamada depressão resistente ao tratamento, que afeta um em três indivíduos com depressão e se caracteriza quando o paciente não responde a pelo menos dois medicamentos diferentes usados em doses e duração adequadas.

Lembre-se: informação e acolhimento são ingredientes essenciais para apoiar quem precisa de ajuda especializada.