Diabetes

Diabetes

Diabetes mellitus é uma doença relacionada ao processamento da glicose (açúcar) no organismo, causada pela falta ou má absorção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e que tem como função quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, para aproveitamento pelo restante do corpo. A ausência total ou parcial desse hormônio influencia não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias.

Pode se apresentar principalmente de duas formas:

Diabetes tipo 1: a pessoa não produz insulina o suficiente para quebrar as moléculas de açúcar, tendo que fazer uso de injeções de insulina para suprir essa falta. É comumente percebida durante a infância e adolescência.

Diabetes tipo 2: as células da pessoa são resistentes à insulina, sendo necessário nesses casos o uso de medicações que buscam contornar o problema. Essa condição geralmente é percebida apenas após os 40 anos.

Os principais sintomas consistem em: infecções frequentes de fungos nas unhas e pele, alterações visuais, feridas que demoram a cicatrizar, aumento do apetite e vontade de urinar muito frequente. Em caso de dúvidas, consulte um endocrinologista e verifique com detalhes como está o metabolismo de seu organismo, contribuindo assim para uma condição mais saudável.