Doar sangue pode prejudicar a saúde do doador?

Doar sangue pode prejudicar a saúde do doador?

Após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente e, portanto, não há fraqueza. O volume de sangue coletado é baseado no peso e na altura do doador. Além disso, o organismo repõe todo o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde (MS), 16 a cada mil habitantes doam sangue no Brasil, percentual que corresponde a 1,6% da população brasileira – dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica como desejável que 1% a 3% da população de cada país seja doadora. Apesar de o país ter um número estável de doações, é importante reforçar a promoção da doação de sangue, pois, só através das doações voluntárias regulares pode ser garantida a disponibilidade de sangue para quem precisar, nos estoques das unidades de saúde em todo o Brasil.

O sangue doado é extremamente útil em unidades de saúde, por possibilitarem uma maior quantidade de plasma e plaquetas em estoque nesses locais, garantindo um atendimento mais ágil e adequado para pacientes que necessitam de transfusão de sangue. Doar sangue é um belíssimo ato de amor, compartilhe essa ideia!