Gula : doença ou comportamento ? 

Gula : doença ou comportamento ? 

A gula é considerada um distúrbio alimentar, que se caracteriza pelo uso da comida como compensação por algo que não está indo bem em outras áreas da vida.

De origem emocional, ela é desencadeada principalmente por decepções, como se a pessoa descontasse a sua frustração nos alimentos.

Quando se passa a comer por impulso, ou seja, muito mais do que o necessário, as taxas de insulina no organismo aumentam e o corpo se acostuma a ingerir sempre a mesma quantidade de alimentos, e então há o aumento de peso. 

Mas nem sempre ela deve ser vista como vilã. A gula é positiva quando funciona como uma reação natural do organismo diante da vontade de comer um determinado alimento e não interfere na saúde.

Quando é assim, a gula se apresenta de forma isolada e esporadicamente. O lado perigoso da comilança é que ela pode se transformar facilmente em um transtorno e provocar doenças, alterando o funcionamento físico e mental de nosso organismo. Só que muitas vezes a pessoa demora a se dar conta que a gula está fazendo mal.