Jovens também infartam?

Jovens também infartam?

Com frequência, associa-se a terceira idade com aquela que mais sofre com o infarto, mas sim, os jovens também podem sofrer essa condição. Hoje, os fatores de risco estão cada vez mais presentes pelo estilo de vida. Alguns deles são o estresse, o sedentarismo, a má alimentação e o uso abusivo de álcool, favorecendo assim o aparecimento das cardiopatias.

Infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco é a morte de células do músculo do coração devido a formação de coágulos que interrompem o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.

Isso pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo da área que foi obstruída. Em casos raros, o infarto pode acontecer por contração da artéria, interrompendo o fluxo sanguíneo ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do próprio coração e que se aloja no interior dos vasos.

Os principais sintomas são dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, braço direito. Essa dor costuma ser intensa e prolongada, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o tórax, provocando suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.