Mamografia

Mamografia

A mamografia, como forma de rastreamento do câncer, é indicada anualmente para mulheres acima dos 40 anos, como recomendação da nossa da Sociedade Brasileira de Mastologia. O Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos.

Abaixo dos 40 anos, a mamografia pode ser indicada para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar essa necessidade.

Em qualquer das circunstâncias, o importante é o monitoramento de eventuais alterações nos resultados obtidos.

Tumor de intervalo

Por definição, tumor de intervalo é o câncer de mama que é diagnosticado no período entre mamografias em um local com rastreamento organizado. Como existem no mundo algumas recomendações para periodicidade de rastreamento diferentes, essa própria definição pode variar a cada caso.

Se uma paciente faz rastreamento anual, o tumor de intervalo é aquele que aparece em um período menor que 12 meses (entre mamografias). Se a paciente faz rastreamento bianual, o tumor de intervalo é o que aparece em um período menor que 24 meses (entre mamografias).

Porém, os tumores de intervalo são incomuns e acontecem em torno de 0,5 a 1,2 casos por cada 1.000 mamografias realizadas, conforme dados internacionais.

Os tumores de intervalo podem ser classificados como verdadeiros, como sinais mínimos ou como falso-negativo prévio. O verdadeiro é um tumor que estava realmente ausente na mamografia anterior e desenvolveu-se inteiramente no intervalo entre mamografias. Os do tipo sinais mínimos e falsos-negativos já apresentavam indícios mamográficos de sua presença, mas não foram diagnosticados na época do primeiro exame.

A mamografia é a principal arma na luta contra o câncer de mama. Mas não a única. A periodicidade da consulta com o mastologista, o exame físico e os complementares (ultrassom e ressonância magnética) e o autoconhecimento são essenciais nesse processo. Se tudo isso for bem feito, as chances de cura, independentemente do tamanho do tumor no momento do diagnóstico, são muito altas.