Mulheres não podem doar sangue durante o período menstrual?

Mulheres não podem doar sangue durante o período menstrual?

A perda de sangue que ocorre durante a menstruação é uma perda prevista pelo corpo da mulher e seu organismo está adaptado a fazer a reposição necessária. Em cada doação de sangue são coletados em torno de 450 ml de sangue, o que corresponde menos de 10% do total de volume sanguíneo. Essas células sanguíneas doadas são repostas pelo organismo ao longo do tempo e não fará falta no desempenho das funções metabólicas da pessoa que doou. Por isso, a doação de sangue durante o período menstrual não apresenta nenhum risco à saúde da mulher. A candidata será avaliada em uma triagem que avaliará se o hematócrito está bom para a doação.

No Brasil, são realizadas em média cerca de 3 milhões de doações de sangue por ano na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a pandemia, esse número caiu para 2,72 milhões, o que representa uma queda de aproximadamente 10%.

Em 2021, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 1,6 bilhão na Rede Nacional de Hematologia e Hemoterapia, número próximo do investido em 2020, quando os recursos para a rede somaram R$ 1,8 bilhão. De modo a evitar a escassez, as bolsas de sangue foram remanejadas entre os estados brasileiros, sendo que os que mais precisaram foram Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Amapá e Roraima.