O câncer de mama também pode acometer homens?

O câncer de mama também pode acometer homens?

Verdade. O câncer de mama é cem vezes menos frequente em homens do que em mulheres. Porém, entre os anos de 2005 a 2015, o número de óbitos causado por essa doença triplicou em homens. Somente no ano de 2015, foram 187 vítimas fatais, segundo uma pesquisa realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, cerca de 200 homens morrem de câncer de mama no Brasil a cada ano. Enquanto o número de mulheres que passam pelo mesmo é de cerca 14 mil.

Esse aumento dos casos mapeados pode estar relacionado ao aumento da conscientização sobre o câncer de mama em homens e ao consequente aumento do diagnóstico desses casos. Outro fator importante a ser considerado é que, infelizmente, ainda há um grande número de atestados de óbito com “causas indefinidas” no Brasil, o que impossibilita a exatidão no número de vítimas fatais por conta da doença.

No período de 2005 a 2015, o aumento de casos fatais de câncer de mama em homens ocorreu, principalmente, em pacientes entre 50 e 54 anos e maiores de 80 anos. Isso porque, muitas vezes, o paciente mais idoso ou seus familiares optam por não submeter o paciente a um procedimento mais invasivo como a cirurgia ou até mesmo à biópsia.