O paciente que faz a cirurgia bariátrica pode ter queda de cabelo?

O paciente que faz a cirurgia bariátrica pode ter queda de cabelo?

Verdade. É muito comum que, por volta do terceiro mês, os pacientes comecem a ter queda de cabelo, alguns com maior, e outros com menor intensidade. Normalmente, isso ocorre até um ano após a cirurgia. A queda de cabelo está relacionada à perda rápida de peso e ao processo de adaptação do organismo à nova condição nutricional.

Por isso é extremamente importante o acompanhamento do paciente por uma equipe multidisciplinar no período após a cirurgia: são inúmeras mudanças no corpo, que precisam ser avaliadas em detalhes pelos respectivos especialistas. Essa equipe também avalia se há falta de algum nutriente que possa estar potencializando a condição.

Nos primeiros dias, o maior desafio é conciliar nutrição e hidratação adequadas com um estômago cuja capacidade passou a ser muito reduzida. A quantidade de água recomendada tradicionalmente, de dois a três litros por dia, continua valendo, mas o paciente precisa fazer a ingestão em porções muito pequenas, tomadas várias vezes ao longo do dia. Há pacientes que são orientados a tomar quantidades da ordem de 50 ml a cada 30 minutos, por exemplo.

Quanto à alimentação, o paciente deve seguir dieta líquida durante 15 dias, passando para uma dieta pastosa ou branda até receber liberação para a dieta sólida. Em geral, essa fase demora 30 dias.

Durante seis semanas, o paciente também não deve fazer grandes esforços. Por outro lado, a recomendação não deve ser entendida como desculpa para não se movimentar. Pelo contrário, é essencial se manter ativo e fazer leves caminhadas.

Apesar dos desafios, os benefícios ao paciente trazidos pela cirurgia bariátrica são muito notáveis, proporcionando uma melhora qualitativa significativa na saúde e uma nova realidade a ser vivida em sua plenitude.