O primeiro sintoma do Alzheimer é a perda da memória

O primeiro sintoma do Alzheimer é a perda da memória

Mito. A perda da memória é um dos sinais mais comuns do Alzheimer, mas não necessariamente é o primeiro sintoma da doença.

Como essa demência pode atingir diversas regiões do cérebro, é possível que sintomas como a dificuldade de falar, de realizar tarefas rotineiras e de resolver problemas de finanças, por exemplo, ocorram logo no início da doença. Sinais de desorientação no tempo e no espaço também podem indicar o início da doença.

Na dúvida, a melhor opção é sempre procurar um médico para realizar o diagnóstico correto.

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.

A doença se instala quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.