Obesidade

Obesidade

A obesidade é uma doença complexa, que envolve vários múltiplos fatores, por isso não há como determinar com exatidão como ela interfere na vida de cada um, com sua história, personalidade e maneira de enfrentar problemas. Algumas pessoas, mesmo acima do peso, conseguem manter a autoestima, outras se sentem profundamente deprimidas. Alguns fazem piada da sua condição, outros se isolam do mundo.
Mas, a verdade é que, a sua maneira, todo obeso sofre e só mesmo quem vive o problema, sabe o quanto pesa carregar cada quilo extra. Por isso, definir pela cirurgia bariátrica, muitas vezes, já causa inseguranças, agora imagine o impacto emocional que se vive ao operar e perder dezenas quilos em menos de um ano!
“Por isso, é tão importante o trabalho do psicólogo – que envolve avaliação, preparo do paciente para a cirurgia e acompanhamento – nesse tipo de tratamento da obesidade.” – explica o cirurgião Paulo Nassif – coordenador de uma equipe de tratamento multiprofissional da doença.
A avaliação e o acompanhamento psicológico irão auxiliar o paciente a estar melhor preparado para a cirurgia, as mudanças que ela proporciona e também trabalhar as questões emocionais que possam dificultar sua adaptação. Percebendo assim se o paciente está apto, do ponto de vista emocional, a realização da cirurgia.
Já o preparo do paciente consiste em trabalhar, no período que antecede o procedimento cirúrgico, questões emocionais como expectativas e facilitar as mudanças de hábito que são tão importantes para o sucesso do procedimento.
Após a cirurgia, também é fundamental prosseguir com o acompanhamento psicológico, bem como com os demais profissionais da equipe. “É neste momento que a adaptação à cirurgia e possíveis dificuldades poderão ser trabalhadas, como o acompanhamento da perda de peso, das mudanças alimentares, das mudanças na autoimagem, do estabelecimento de novos hábitos e também da prevenção ao reganho de peso.” – finaliza o cirurgião.