Osteoporose

Osteoporose

Ao contrário do que se imagina, a Osteoporose, ainda que mais frequente em mulheres acima dos 50 anos, é uma doença que também acomete homens da mesma faixa etária, e geralmente só é detectada após uma fratura decorrente dessa condição. Por essa razão, essa enfermidade é também considerada como “silenciosa”.

Essa patologia se caracteriza por uma diminuição da densidade dos ossos, decorrente da perda de células formadoras dessas estruturas, que se intensifica com o avançar da idade. Com isso, as estruturas ósseas se tornam mais porosas, tornando-as mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

Ainda que tenha origem genética, alguns hábitos podem auxiliar na prevenção de um quadro de Osteoporose: uma dieta efetivamente nutritiva, manter o suprimento de vitamina D, a prática de atividades físicas e evitar o tabagismo e o consumo de álcool.

O mais importante no combate a essa doença é o acompanhamento médico especializado com um ortopedista, garantindo assim o monitoramento adequado da situação específica de cada paciente e a definição de planos de ação preventivos ou corretivos com relação a esse quadro.