As mulheres já sabem que o corpo feminino é cheio de variações e detalhes que podem dar origem a diversas situações incômodas e constrangedoras. Esse é o caso da glândula de Bartholin, localizada na parte anterior da vagina e que tem a função de lubrificar a região, especialmente durante o contato íntimo. É nela que ocorre o surgimento do cisto de Bartholin, causado pelo acúmulo de líquido no interior da glândula.
Muitas vezes o aparecimento do cisto de Bartholin é confundido com a ocorrência de pelos encravados. Geralmente ele é indolor, não apresenta sintomas e pode ter cura espontânea. No entanto, segundo especialistas, se o líquido acumulado no interior da glândula ficar infectado com pus pode dar origem à infecção da glândula. Essa condição é chamada Bartolinite aguda. Quando isso ocorre, a região pode ficar avermelhada, inchada e muito dolorida, podendo ainda ocorrer a saída de pus.
É importante a mulher entender que o cisto geralmente não causa sintomas, mas pode ocorrer a sensação de uma bola ou caroço na vagina quando apalpa a região. Por isso ele se confunde tanto com pelo encravado. Para diferenciar é preciso avaliar o aparecimento de outros sintomas como vermelhidão na região – que fica muito quente, inchada e dolorida, a saída de pus, febre e dor e desconforto ao caminhar ou se sentar e durante a relação sexual. Ao perceber estes sintomas, recomenda-se buscar ajuda do ginecologista rapidamente para avaliar o caso e iniciar o tratamento.
De acordo com ginecologistas, apenas um especialista da saúde da mulher pode avaliar a situação ao analisar a região. Caso seja constatado o cisto de Bartholin, inicia-se um tratamento para a infecção com anti-inflamatórios, analgésicos e até mesmo antibióticos. Caso a inflamação persista, uma cirurgia pode ser indicada. Neste caso, pode ser feita através da drenagem do líquido do cisto, remoção do cisto ou remoção das próprias glândulas de Bartholin. Outras recomendações que auxiliam para desinchar a região são os banhos de assentos com água quente.
Você deve estar se perguntando como ocorre essa situação no organismo feminino. São duas as causas: A primeira é o surgimento do cisto. Como já citamos anteriormente é algo comum e está relacionado ao próprio organismo da mulher, devido ao acúmulo de líquido lubrificante dentro da própria glândula. A outra causa é a infecção do cisto, que se torna mais comum quando existe histórico de relações sexuais desprotegidas. Segundo especialistas, nestes casos, há maior risco de transmissão de bactérias como Neisseria gonorrhoeae ou Chlamydia trachomatis, que podem alcançar o cisto e resultar em infecção e inflamação.
Cabe destacar que outro fator pode levar à infecção do cisto: os maus cuidados de higiene íntima, como lavagem incorreta da região genital. Quando isso ocorre, bactérias do trato intestinal podem infectar a glândula. Segundo ginecologistas, para evitar o aparecimento e infecção do cisto de Bartholin a mulher deve optar pela proteção com o uso de camisinha e primar por hábitos adequados de higiene da região íntima.