Pessoas com diabetes podem vir a sofrer de disfunção sexual?

Pessoas com diabetes podem vir a sofrer de disfunção sexual?

Verdade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% dos homens sofrem com algum grau de disfunção erétil. O problema é mais comum após os 40 anos, se acentuando por volta dos 60 anos de idade, sobretudo em decorrência do agravamento de suas principais causas. A diabetes e impotência sexual, por exemplo, possuem uma relação extremamente profunda.

Para que o homem possa obter uma ereção satisfatória, o pênis precisa encher-se com uma certa quantidade de sangue. Em pacientes saudáveis, o sangue flui normalmente para o pênis durante o momento da ereção. No entanto, em pacientes diabéticos, esse enchimento é comprometido, o que pode resultar na impotência sexual.

O diabetes causa o estreitamento das artérias, deixando menos espaço para a circulação do sangue. Como consequência, os vasos sanguíneos não conseguem transportar a quantidade de sangue necessária ao pênis para que haja uma ereção. Além disso, a sensibilidade na região genital também é afetada pela grande quantidade de concentração de glicose no sangue, diminuindo a sensação de prazer e prejudicando o orgasmo.