Praticar uma atividade física ajuda na prevenção?

Praticar uma atividade física ajuda na prevenção?

Os hábitos e os estilos de vida atuais, aliados ao aumento da exposição a fatores tóxicos ambientais como poluentes, agentes infecciosos, agrotóxicos e radiações, estão associados ao aumento de casos de câncer em todo o mundo. Por esse motivo, é de grande importância a conscientização da prevenção contra o câncer, que é responsável por uma a cada oito mortes no mundo.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama representa 29,7% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no país. Entretanto, o câncer de mama apresenta grandes chances de cura se diagnosticado e tratado precocemente.

Você sabe qual a relação entre atividade física e o câncer de mama? Estima-se que 30 a 50% de todos os casos de câncer são preveníveis adotando um estilo de vida saudável e a prática regular de exercícios físicos é um elemento fundamental não apenas na prevenção, mas também durante e após o tratamento oncológico.

Apesar de ser conhecida como uma doença com potencial fator genético, apenas 10% dos casos são por motivos hereditários. 9 em cada 10 casos de câncer de mama são devido a fatores não genéticos, e a atividade física pode ser uma abordagem preventiva bastante acessível.