Se o osso estiver quebrado, você não será capaz de mexer?

Se o osso estiver quebrado, você não será capaz de mexer?

Em certos tipos de fraturas, como a simples, o paciente consegue mover o membro fraturado, já que os principais sintomas de ossos quebrados são dor, inchaço e deformidade. Outro grande sinal de que ocorreu uma fratura é o som de estalo após o trauma.

O conceito de fratura é a perda da continuidade óssea. Em outras palavras, qualquer quebra ou rachadura no osso é uma fratura. Na maioria das vezes, essas são o resultado de traumas aplicados aos ossos.

Há, entretanto, algumas nuances que fogem do lugar comum da ideia de que fraturas são causadas por uma força excessiva sobre o osso. Câncer e outras condições clínicas podem levar a fratura de ossos mesmo com forças de baixa intensidade.

Para diagnóstico definitivo de uma fratura é realizada uma avaliação ortopédica. Além da integridade óssea, será pesquisada a associação da fratura com disfunções neurovasculares e investigar sinais de lesão de tecidos moles e rupturas na pele da área da lesão.

O ortopedista ditará ainda a necessidade de exames complementares, como radiografias, tomografias ou ainda ressonâncias magnéticas.