Queda de imunidade pode revelar problemas no intestino

Queda de imunidade pode revelar problemas no intestino

Se você se preocupa com sua saúde deve sempre estar atento a tudo o que afeta a sua imunidade. Os especialistas recomendam que você comece a prestar atenção ao funcionamento do seu intestino. A importância é tamanha, que, na maioria dos casos, afeta inclusive o humor.

Para começar a entender essa temática é importante, primeiramente, entender o funcionamento do sistema digestório. De acordo com especialistas, os intestinos – delgado e grosso – são responsáveis principalmente pela absorção dos nutrientes, por 80% da imunidade do organismo e pela excreção de resíduos, além da produção de serotonina  (o chamado hormônio do humor, que atua no cérebro regulando a ansiedade, aumentando a felicidade e melhorando o humor. Baixos níveis deste hormônio podem causar a ansiedade e levar à depressão).

O intestino tem a função de retirar dos alimentos os nutrientes necessários e absorvê-los, recebendo a energia necessária para realizar suas funções vitais e atividades do cotidiano. Além disso, a quantidade de nutrientes e água que o sangue contém depende exclusivamente da qualidade da mucosa do órgão.

Tudo começa pela boca

Outro aspecto relevante nesse contexto é entender que o sistema digestório começa na boca, no ato da ingestão do alimento. Segundo os médicos, é por isso que uma boa mastigação é de suma importância para uma boa digestão. Atrelado a isso, recomenda-se o consumo de água diariamente para hidratar o organismo e ajudar na digestão dos alimentos. Quando não há uma ingestão de líquidos suficiente, o sistema digestivo é prejudicado, causando constipação.

De acordo com especialistas, para melhorar o intestino é recomendável consumir alimentos que possuem fibras solúveis e insolúveis (Fibras insolúveis: trigo e os grãos integrais, que auxiliam o processo da digestão. Fibras solúveis: nas sementes, nozes e legumes, que atraem a água, melhorando significativamente a digestão). Esses alimentos fornecem as substâncias reguladoras necessárias para o funcionamento intestinal normal.

Outra recomendação médica para que seu intestino funcione bem é a prática de exercícios físicos diariamente.  Ao movimentar-se o fluxo de sangue no organismo se eleva, facilitando o processo de digestão. Quem não pratica exercícios pode ter sobrepeso e prejudicar o funcionamento do sistema digestivo.

Vá ao banheiro!

Para garantir que sua imunidade fique em dia, procure ficar atento à saúde de seu intestino. De acordo com médicos, é saudável ir ao banheiro, pelo menos, duas vezes ao dia, e a consistência das fezes deve ser pastosa.  Para cuidar do órgão corretamente, é recomendado a ingestão de três litros de água por dia até às 19h, evitar bebidas alcoólicas e não beber leite ou comer derivados crus do leite de vaca.

Quando o assunto é sua saúde, é muito importante que você fale sobre o funcionamento do seu intestino com seu médico, contando a ele sobre número de idas ao banheiro. Mesmo que isso pareça constrangedor, é sua saúde que está em jogo. Lembre-se que um intestino preguiçoso é prejudicial à saúde de todo o corpo.