Riscos do sedentarismo para a saúde física e mental

Riscos do sedentarismo para a saúde física e mental

A vida moderna trouxe inúmeros benefícios e conforto para o dia a dia e isso é inegável. Mas como nem tudo são flores, alguns problemas pegaram carona na modernidade e alguns estão relacionados a questões de saúde física e mental. É o caso do sedentarismo, um estilo de vida vilão que, segundo especialistas, tem contribuído de forma silenciosa para o aumento de algumas doenças crônicas como a obesidade, diabetes, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, entre outros.  Há, ainda, o aumento do risco de desenvolver depressão, ansiedade e muitos outros impactos negativos no organismo.

Atualmente as atividades sedentárias parecem ser normais no cotidiano corrido de pessoas de todo o mundo. Se você parar para analisar agora a sua rotina de trabalho verá que a maioria das suas tarefas ou deslocamentos estão conectadas a esse modelo: o tempo que você fica sentado em frente ao computador; O tempo que fica no seu carro ou no transporte público em deslocamentos são exemplos de que boa parte de sua vida é sedentária.

Até mesmo quando você procura ter um tempo de lazer, o sedentarismo vai acompanhá-lo. Em casa, no conforto do seu lar, parece normal você querer assistir um filme, jogar videogame ou ficar conectado em outros dispositivos como um computador, celular ou tablet. E adivinha, você fará isso sentado. E isso se encaixa no sedentarismo.

O sedentarismo vai afetar seu corpo de diversas maneiras e nenhuma delas é positiva. De acordo com estudiosos, esse estilo de vida aumenta o risco de ganho de peso, já que não há queima de calorias; diminui a força e a resistência muscular pela falta de uso dos músculos; pode ocorrer enfraquecimento dos ossos e perda de conteúdo mineral; o sistema imunológico pode deixar de funcionar bem e o corpo pode sofrer mais processos inflamatórios; pode ocorrer retenção de líquidos e má circulação sanguínea; também pode ocorrer desequilíbrio hormonal.

Para combater o sedentarismo e não colocar em risco à sua saúde, a recomendação dos especialistas é iniciar uma mudança de hábitos com uma rotina de exercícios físicos com regularidade. Você pode, por exemplo, iniciar uma caminhada diária, que pode ser antes ou depois do trabalho com a família e até um passeio com seu cão. Caso trabalhe longos períodos em frente ao computador, procure fazer mais pausas. Nesses intervalos, aproveite para se levantar, beber água e caminhar por uns 10 ou 20 minutos.

Além disso, você pode trocar o elevador e usar a escada. Subir e descer os degraus ajudam a queimar calorias. Essa pequena mudança vai ajudá-lo a manter seu peso e fortalecer ossos, articulações e músculos. Aproveite também para manter-se ativo fisicamente realizando as tarefas domésticas como lavar a louça e limpar a cozinha, retirar o lixo, varrer o chão e aspirar, que contribuem com a queima calórica.

Vale a pena lembrar que antes de começar a sua luta contra o sedentarismo, é importante realizar check-up médico e buscar a orientação de um especialista. Cuide-se!